quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Espanhol para 'maiores'

Se você gosta do Espanhol e pretende obter um diploma de nível superior na área, aqui vão algumas informações importantes: algumas Universidades oferecem a habilitação no idioma, geralmente no curso de Letras. Aqui no Ceará, existem cursos presenciais e a distância. 
Como é o curso de Letras?
O Curso de Letras promove a formação de professores aptos e capacitados para suas atividades profissionais no cenário da educação brasileira.
Objetivo
O curso de graduação em Letras com Habilitação em Português-Espanhol,  objetiva formar o licenciado, como profissional da docência, com embasamento crítico e ético, aplicando seu conhecimento teórico-metodológico referente à estruturação, manejo e manifestações culturais das línguas portuguesa e espanhola, capacitando-o para uma intervenção pedagógica nos diferentes espaços do ecossistema educativo.
Campos de Atuação
O profissional de Letras atuará em estabelecimentos de ensino público ou privado e em empresas; em setores de ensino, de pesquisa; na difusão artística e cultural na área. O profissional de Letras poderá atuar na área de docência, tanto particular quanto pública; na revisão de textos diversos nas línguas portuguesa e espanhola; na assessoria e consultoria de empresas; na tradução do português-espanhol e espanhol-português; na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não-escolares, que envolvam o aprimoramento das línguas em questão; na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, registrando artigos, elaborando livros, dando pareceres, entrevistas e aulas; nas áreas emergentes do campo educacional, as quais necessitam da língua culta como conquista social; no desenvolvimento de conhecimentos sistematizados voltados para o crescimento sustentável da educação em geral e principalmente em Letras, cuja atuação pode ampliar-se para outras áreas que necessitem de profissional capaz de reconhecer uma texto bem elaborado - pode ser na correção gramatical e textual -, sugerir propostas de construção de orações, parágrafos e textos - pode ser na assessoria e/ou consultoria de diversos setores, departamentos de empresa privadas e públicas.

Universidades que oferecem o curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola:

presencial: http://www.ufc.br/portal/

É importante exaltar que o profissional de Letras com habilitação em Espanhol, estará apto e orientado não somente para lecionar, mas para outras inúmeras atividades como traduzir, redatar, produzir, assessorar, consultar, pesquisar, projetar, etc. Ele será o profissional da comunicação.

Em Canindé

A Universidade do Tocantins oferece o curso de Letras, na modalidade Ead, reconhecida pelo MEC, com habilitação em Português, Espanhol e Literaturas. Já se graduaram milhares de estudantes em todo o Brasil. Por aqui, a primera turma licenciada em Língua Espanhola se graduou em 2010. A segunda turma tem data marcada para a colação de grau, no próximo dia 15 de outubro, dia do professor. A mesma se destaca por já ter, quase que em sua totalidade, profissionais atuando na área da educação. Alguns coordenam, outros lecionam e em comum a grande determinação para contribuir com o crescimento da educação regional.


Turma de Letras com habilitação em Português e Espanhol 2008.1
P.S. - Diga-se de passagem que nós do CEJA, também fazemos parte dessa história e daqui há um mês estaremos postando fotos da nossa colação e da nossa festa da alegria para compartilhar com vocês.

O importante não é fazer o que se ama. É aprender a amar o que se faz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário