segunda-feira, 31 de outubro de 2011

I Simpósio de Línguas Estrangeiras

Profa. Marcele Alves no I Simpósio de L.E.

Aconteceu, no dia 31 de outubro, o I Simpósio de Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol). O evento tratou-se de uma iniciativa da escola de educação profissional Frei Orlando e surgiu a partir das inquietações do Educador de Língua Estrangeira sobre a necessidade de socialização e valorização das experiências escolares  com o ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras em foco na proposta curricular das escolas. O professor de espanhol da escola Frei Orlando, Miguel Ángel, não pôde estar presente ao evento, mas contribui  predominantemente, para a disseminação do idioma entre os educandos. Chileno, o professor escolheu nossa cidade para colaborar com seus preciosos conhecimentos. Da nossa escola CEJA, a professora Marcele Alves foi convidada pela Diretora da escola profissional, Taylana Queiroz, para ministrar palestra sobre 'a importância do espanhol para o mundo'. 

Parabéns a escola pela iniciativa e viva nosso 'Español'!



 O Espanhol foi bastante ouvido este mês nos meios de comunicação graças a realização de um grande evento esportivo: os Jogos Pan-Americanos. Sediados este ano no México, os Jogos uniram as nações e fizeram do espanhol um idioma ainda mais difundido no mundo.


Os Jogos Pan-Americanos de 2011, oficialmente denominados XVI Jogos Pan-Americanos, são um evento multiesportivo realizado em Guadalajara, no México, entre os dias 14 e 30 de outubro. Apesar dos Jogos terem sido sediados em Guadalajara, alguns eventos foram realizados em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa. Guadalajara foi escolhida para sediar o evento por unanimidade numa eleição realizada em 2006, quando era a única cidade candidata na disputa. Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-AmericanaJalisco, Emilio González Márquez, e o então prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah, receberam a bandeira pan-americana durante a cerimônia de encerramentoJogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Os Jogos Pan-Americanos são o segundo maior evento multiesportivo do ano, contando com a participação de mais de 6.000 atletas de 41 nações em 36 esportes. Tanto os Jogos Pan-Americanos quanto os Jogos Parapan-Americanos de 2011 foram organizados pelo Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG). Os Jogos Parapan-Americanos terão início 20 dias após o final dos Jogos Pan-Americanos. Esta é a terceira ocasião em que o México sedia uma edição dos Jogos. As edições de 1955 e 1975 também ocorreram na Cidade do México.


O Brasil ficou no terceiro lugar geral com um dos melhores desempenhos e a conquista de 48 medalhas de ouro. Quer conhecer os atletas e as categorias que encheram o país de orgulho? Então acesse:

http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/brasil-ouro-pan/

Através do esporte e dos países,  também podemos conhecer melhor outro idioma.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Letras - Português/Espanhol





Como prometemos, aqui estão algumas das fotos da colação de grau que aconteceu no dia do professor, 15 de outubro. A turma é graduada em Letras e habilitada nas disciplinas Português e Espanhol. A Solenidade aconteceu no Centro de Treinamento da Paróquia de Canindé, em seguida o baile reuniu amigos e familiares para comemorar a conquista. Da escola CEJA graduaram-se as professoras de Educação Especial (Franciane Medeiros), de Língua Estrangeira (Marcele Alves) e a Coordenadora Pedagógica Clair Teixeira. A equipe do CEJA esteve marcando presença e brindando junto aos formandos 'esta gran conquista!'

terça-feira, 25 de outubro de 2011

¿Que profesión quieres seguir?

São muitas as profissões que existem e todos nós, mais cedo ou mai tarde vamos ter que seguir alguma não é verdade? Pois bem, se você tem curiosidade de saber como se diz a profissão que gosta em espanhol, então vamos lá: 
 

El maestro / La maestra Professor (a)
El médico /La médica Médico (a)
El cantante / La cantante Cantor/ Cantora
El panadero Padeiro
El vendedor / La vendedora Vendedor/ Vendedora
El juez / La jueza Juíz/ Juiza
El periodista / La periodista Jornalista
El albañil Pedreiro
El electricista Eletricista
El peluquero / La peluquera Cabeleireiro / cabeleireira
El conductor / La conductora Motorista
El empresario Empresário
La modelo Modelo
El cocinero/ La cocinera Cozinheiro/ Cozinheira
La secretaria Secretária
La recepcionista Recepcionista
El ingeniero Engenheiro
El camarero / La camarera Atendente de lanchonete,bar
El policía Polícia
El taxista Taxista
El actor / La actriz Ator / atriz
El abogado/ La abogada Advogado(a)
El estudiante / La estudiante Estudante
El fontanero Encanador/a
El bombero / La bombera Bombeiro/a
El carnicero Açougueiro
El mecánico Mecânico


Algumas palavras como fontanero, carnicero, albañil, são bem estranhas não é verdade?? Mas, acreditem, elas existem e se referem a profissões em espanhol.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011